Há novidades nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Lousada, destinadas aos alunos do 1.º ciclo, neste ano lectivo.

Segundo a Câmara de Lousada, juntam-se às actividades já existentes as “Competências Digitais” e a “Musicoterapia”.

“Os alunos do 4.º ano vão frequentar a actividade ‘Competências Digitais’, com a finalidade de promover a cidadania digital activa, crítica e responsável. O desenvolvimento destas acções é feito com recursos a equipamentos próprios ou disponibilizados pelo Ministério da Educação”, sendo que a actividade vai ao encontro de uma solicitação dos Agrupamentos de Escolas, refere a autarquia.

Já a Musicoterapia é para alunos com medidas de suporte de aprendizagem e inclusão. “A Musicoterapia tem como objectivo primordial estimular o desenvolvimento cognitivo, a concentração e a autonomia com recurso a técnicas musicais”, justifica a mesma fonte.

Mantêm-se a Actividade Lúdico-Expressiva, para os alunos do 1.º e 2.º anos, e ainda o Xadrez para o 3.º ano. A Música e a Actividade Física e Desportiva (AFD) são as outras atividades para todos os anos do 1.º ciclo, sendo que os alunos do 1.º e 2.º frequentam a atividade de AFD até à interrupção do Carnaval e depois passam a frequentar actividade de Adaptação ao Meio Aquático. Já os alunos do 3.º e 4.º anos iniciam com Natação e depois AFD. Mas, enquanto se mantiverem as restrições impostas pela pandemia, a actividade de Natação é substituída por Técnicas de Relaxamento, promovendo momentos mais descontraídos, o bem-estar e a saúde em geral.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here