11 escolas do município de Valongo foram distinguidas pela autarquia pelas acções que realizaram, entre 2020 a 2021, no âmbito da educação ambiental.

O galardão foi entregue às escolas básicas da Retorta, de Outeiro, de Sobrado e JI de Fijós. A básica e secundária de Campo, as EB de S. Lourenço, de Balselhas e de Sampaio também receberam esta distinção, assim como as secundárias de Alfena e Valongo e o Externato Santa Joana.

 O autarca local entregou o galardão Eco-Escolas, um programa que visa “encorajar acções e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável”, destaca o município.

José Manuel Ribeiro açproveitou a ocasião para apelar à comunidade educativa para que participe “cada vez mais” neste e outros projectos semelhantes, porque este envolvimento “é indispensável no caminho para alcançar a sustentabilidade ambiental, que Valongo tem trilhado com sucesso e que já mereceu dois prémios da Comissão Europeia: o Green Leaf e o Mobility Week”, considerou.

Recorde-se que o Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com as escolas e os municípios.

Enaltecer o trabalho desenvolvido no âmbito da educação ambiental, tendo como temas base a água, os resíduos e a energia são os pilares desta iniciativa.

Os estabelecimentos de ensino são recompensados com a atribuição do Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas.