O núcleo das Mulheres Social Democratas de Penafiel organizou, no passado sábado, o jantar da Mulher Penafidelense. Decorreu no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel  e contou com a presença de mil mulheres de todas as freguesias de Penafiel.

O objectivo deste jantar foi promover o convívio e uma noite agradável a todas as mulheres que quiseram/puderam participar, de forma a relevar o papel que a Mulher assume na sociedade, papel esse muitas vezes esquecido ou desvalorizado por muito boa gente.

A mulher não é mais nem menos que o homem, mas que a sociedade impinge muito mais responsabilidade e exige mais da mulher, isso temos de reconhecer.

À mulher cabe o papel de esposa/companheira, dona de casa, mãe e profissional. Falamos de tarefas difíceis, exigentes e que, aos olhos do mundo, a mulher tem de desempenhar fantasticamente bem, de preferência com um sorriso nos lábios e com a taxa de boa disposição perto dos 100%. Ora, sabemos que isso não é fácil.

Sabemos que a mulher é ainda discriminada no seu local de trabalho por ter de dedicar tempo às tarefas domésticas e ao cuidar dos filhos.

Sabemos que muitas são ainda recriminadas pela entidade patronal quando têm de ficar em casa a cuidar do filho doente ou por terem de o levar ao médico.

Quantas mulheres não foram já despedidas por estarem grávidas? Quantas não regressaram ao trabalho, depois de uma gravidez e licença de maternidade, e viram o seu posto ocupado, sendo colocadas a fazer outras tarefas sem lhes ser dada uma qualquer explicação?

Sabemos que a progressão na carreira de uma mulher que é mãe e dona de casa é mais difícil e demorada, dado que não tem a disponibilidade mental e de tempo para se entregar, de corpo e alma, ao trabalho, porque o seu corpo e a sua alma têm de estar também em casa e na família, que tanto precisam de si.

É por isso e por muito mais que importa sempre, e em cada momento, denunciar essas situações e valorizar a mulher enquanto agente extremamente activo na nossa comunidade que, na maior parte dos casos, ainda encontra tempo para assumir cargos autárquicos, associativos e religiosos.

Foi isso que as Mulheres Social Democratas, o PSD/JSD Penafiel, quiseram promover neste bonito encontro, que se repete a cada dois anos. Uma noite de pura diversão para todas e um momento de abstração de todos esses papéis que a mulher assume, todos os dias, para terem, ali, apenas, o seu momento enquanto simples mulher.

Um forte bem haja a todas as mulheres, em particular, a todas as mulheres de Penafiel.