Foto: Google Maps/DR

A Câmara de Valongo vai adquirir ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, o IHRU, por um milhão de euros os prédios inacabados ‘Mirante dos Sonhos’, em Ermesinde, para os reabilitar e arrendar a preços acessíveis. O investimento da conclusão dos imóveis é de cinco milhões, que serão suportados pelo Programa 1º Direito e financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR. A proposta vai ser votada amanhã, na reunião do executivo, para depois ser submetida à aprovação da Assembleia Municipal.

Recorde-se que a construção destes prédios nunca foi concluída e as casas nunca foram ocupadas, estando abandonadas e em degradação desde 2001 e a Câmara quer agora colocá-las no mercado de arrendamento apoiado, pode ler-se em comunicado do município..

No total, são 42 frações, de tipologias T2, T3 e T4, destinadas a habitação, e três para comércio. O preço acordado ultrapassa um milhão de euros, uma transação que terá que contar com a anuência do Tribunal de Contas.

Desde que se iniciou o atual ciclo governativo, em 2013, a Câmara de Valongo tem manifestado “disponibilidade para encontrar uma solução para o problema”.

Citado em nota de imprensa, o autarca José Manuel Ribeiro considera que foi dado o “primeiro passo para resolver um problema com décadas” sendo que, nesta altura, o município está a trabalhar no projeto de reabilitação para que logo que detenha a propriedade plena do imóvel, possa ser lançado o concurso público da empreitada.