Valongo promove Intercâmbio Cultural “Saber dos Sons – um dia, uma logomarca”

Jovens Romenos, Noruegueses e Finlandeses criam música alusiva aos 180 anos do concelho

0

Saber dos SonsNo âmbito das comemorações dos 180 anos do Município, a Câmara Municipal de Valongo vai promover, de 23 a 28 de Março, o intercâmbio cultural “Saber dos Sons – um dia, uma logomarca”, envolvendo a participação de 45 jovens estudantes.

Os jovens oriundos da Roménia, Noruega e da Finlândia, segundo nota da autarquia, vão conhecer ao pormenor as seis logomarcas do concelho: Serras e Rios; Regueifa e Biscoitos; Ardósia; Bugios e Mourisqueiros; Brinquedo Tradicional Português e Património Religioso. Esta iniciativa, frisam, tem como objectivo “dar a conhecer a história e a cultura do município de Valongo de uma forma inovadora, através do ritmo”. Além das visitas aos ex-líbris do concelho, durante o intercâmbio serão realizados workshops de percussão, pretendendo-se que daqui resulte a criação de uma música comemorativa e alusiva aos 180 anos do concelho.

O programa “Saber dos Sons – um dia, uma logomarca” tem início esta quarta-feira, pelas 10h00, com uma recepção nos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, dará as boas-vindas aos estudantes Romenos, Noruegueses e Finlandeses e também aos alunos do Agrupamento de Escolas de Valongo que integram o projecto.

Durante a semana, o programa inclui oficinas de confecção de biscoitos e de brinquedos tradicionais que depois poderão ser utilizados na criação da música, plantação de árvores e visitas às minas de ardósia, entre outras actividades. A Serra de Santa Justa, o Museu da Lousa, a Fábrica Paupério, a Fábrica de Brinquedos Pepe Jato, a Oficina de Brinquedos César, o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, a Igreja Matriz de Valongo e a Igreja de Santa Rita e Convento da Formiga são alguns dos locais que fazem parte do roteiro deste intercâmbio cultural. O programa termina no dia 28 de Março, às 10h00, no Fórum Cultural de Ermesinde com o concerto “Clava alusiva aos 180 anos do Concelho de Valongo”. A entrada é gratuita.