Valongo: PJ deteve empresários por associação criminosa e fraude fiscal qualificada

São um homem e uma mulher com 47 e 45 anos de idade e da área do mobiliário

0

A Polícia Judiciária anunciou, esta quinta-feira, a detenção de dois suspeitos por crimes de associação criminosa, fraude fiscal qualificada, fraude na obtenção de subsídio e desvio de subsídio, no âmbito de inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP de Paredes.

Os empresários, um homem e uma mulher com 47 e 45 anos de idade, respectivamente, foram detidos depois da realização de buscas domiciliárias e não domiciliárias nos concelhos de Valongo e Santo Tirso. “Estas duas detenções ocorreram na sequência de três outras efectuadas em Junho de 2018”, explica a PJ.

“Durante este período de tempo, a Polícia Judiciária efectuou diligências que permitiram recolher elementos que indiciam fortemente que os indivíduos hoje detidos serão os líderes da associação criminosa”, acrescenta comunicado.

A investigação foi desenvolvida pela Polícia Judiciária em articulação com a Direcção de Finanças do Porto, e “foram apurados e consolidados fortes indícios de que os suspeitos, pessoas singulares e colectivas ligadas ao sector da indústria do mobiliário, apresentaram, no âmbito do Programa Compete 2020, projectos de incentivos relacionados com o apoio à internacionalização e à inovação produtiva, com investimentos elegíveis superiores a 27 milhões de euros”.

Os detidos vão ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.