O Centro de Interpretação Ambiental e da Mineração Romana (CIAMR) é inaugurado hoje em Valongo. Situado numa das principais entradas do Parque das Serras do Porto, na Rua de Santa Helena, o CIAMR tem como principal objetivo “a promoção e valorização do vasto e valioso património natural, geológico, arqueológico e mineiro existente nas serras de Santa Justa e Pias”.

“É um espaço inovador e imersivo que nos transporta pela história da região desde a formação do planeta até à atualidade, dando destaque à mineração do ouro naquele que, segundo estudos académicos, terá sido o maior complexo mineiro subterrâneo aurífero do período romano”, diz o autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.

O também presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto refere ainda que ali será possível “usufruir de uma autêntica viagem no tempo para ficar a saber mais sobre a nossa fascinante história. Conhecer e respeitar o nosso passado comum é fundamental para preservar este legado para as gerações futuras”, frisa José Manuel Ribeiro.

O espaço será um importante ponto de acolhimento e receção a todos os visitantes do Parque das Serras do Porto, destacando-se a “officina” romana, com instrumentos que permitem demonstrar as diferentes práticas e metodologias utilizadas desde a mineração do ouro até à construção de vias e aquedutos.

Ali também será possível descobrir neste equipamento lúdico-pedagógico os principais habitats existentes nas Serras do Porto e as ameaças que os mesmos enfrentam.  

As obras de ampliação e adaptação do CIAMR implicaram um investimento de cerca de 230 mil euros. Além da ampliação da sala de exposições do edifício, as obras incluíram a criação de uma área exterior com uma pérgula de ensombramento, maximizando assim o espaço disponível para as atividades educativas e lúdicas no exterior do equipamento.

O centro estará aberto de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14 e as 17h00. Aos sábados, domingos feriados funciona das 9h30 às 13h00 e às segunda está fechado.

Infraestrutura é inaugurada hoje, às 18h30.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here