A Panfino, na categoria Regueifa, e a Doce Vale, na Categoria Biscoito, foram as grandes vencedoras da 6.ª edição do Concurso da Melhor Regueifa e Biscoito da Feira 2019, anunciou a autarquia.

Em segundo e terceiro lugares da Categoria Regueifa ficaram a Padaria e Confeitaria Neta e a Padaria do Susão. Já na categoria Biscoito, a Panfino e a Croquembouche alcançaram a segunda e terceira classificações.

“Este ano, manteve-se o conceito da regueifa tradicional, tendo, apenas, um pormenor em linha de conta: a diminuição da quantidade de sal, que teve na base o projecto Selo Pão ‘Menos sal, mesmo sabor’, da Direcção-Geral de Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da Associação dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares”, sustenta a Câmara de Valongo. “Já no que respeita ao Biscoito, a aposta recaiu, novamente, na associação da inovação à tradição na confecção de um novo biscoito que tem, como ingrediente base, uma percentagem de farinha alternativa à de trigo. À inovação juntou-se, também, a preocupação na redução da quantidade de açúcar e na utilização de uma gordura mais saudável: o azeite”, descreve a mesma fonte.

Pelo 6.º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Valongo promoveu a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, com a parceria da Junta de Freguesia de Valongo.

Esta iniciativa pretende preservar e promover uma das grandes tradições desta terra, que faz com que seja conhecida, um pouco por toda a parte, como “Valongo, terra da Regueifa”.