A autarquia de Valongo vai avançar com um programa de capacitação e literacia digital para todos os funcionários municipais. O objetivo passa por “aumentar o conhecimento e promover a literacia digita”, revela a edilidade, em nota de imprensa.

O projeto desigando de “Junta-te ao círculo da inovação digital” arranca oficialmente com a cedência simbólica de smartphones devidamente preparados com ferramentas digitais a todos os funcionários municipais.

A sessão de lançamento e apresentação do projeto realiza-se no próximo dia 19 de dezembro, às 14h30, na Oficina da Regueifa e do Biscoito, e conta com as presenças do autarca local e da eurodeputada, Maria Manuel Leitão Marques.

Com um currículo reconhecido nas áreas da Inovação e das Políticas Públicas, a Maria Manuel Leitão Marques, que foi também Ex-Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa (2015-2019), é professora catedrática jubilada, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Comendadora da Ordem da Instrução Pública, condecoração atribuída pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 2000.

A aceitação dos smartphones é voluntária e os equipamentos serão cedidos aos funcionários através de um termo de responsabilidade, e do compromisso de se empenharem no aumento da literacia digital.

Através deste projeto, todos os funcionários terão acesso a informações exclusivas relacionadas com a Administração Pública, conteúdos formativos gratuitos, serão estimulados a utilizarem as ferramentas digitais online do Município, bem como o acesso aos catálogos online da rede de bibliotecas e acesso ao PressReader, que permite o acesso gratuito a milhares de revistas e jornais, mediante a inscrição na Biblioteca Municipal de Valongo, explica a autarquia.

Este projeto surge na sequência do investimento em literacia digital que a Câmara Municipal de Valongo tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos e que inclui, “a digitalização a 100% de todos os serviços municipais, a aposta em cursos online de Cibersegurança e Regime Geral de Proteção de Dados, as iniciativas «ASA 4.0» e «Eu sou Digital» através da quais foram disponibilizados mais de 800 tablets aos seniores do concelho e a disponibilização de uma rede gratuita de WiFi nas zonas centrais das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e das vilas de Campo e Sobrado e também em todas as escolas básicas do primeiro ciclo”.

“Só investindo no incremento das competências e qualificações digitais das pessoas alcançaremos em pleno o desenvolvimento social, cultural e económico do Município. Com a implementação deste novo projeto de promoção da literacia digital, vamos não só capacitar os nossos funcionários para serem melhores servidores públicos, mas também promover a cidadania ativa e a resiliência da comunidade, através da inclusão de todos e de todas na Sociedade de Informação”, destacou José Manuel Ribeiro.