Foto: ©Ruben Coelho (DR)

As comemorações do 10º aniversário do Dusty Track tiveram lugar no complexo desportivo do Kartódromo de Baltar, em Paredes, “proporcionando oito horas intensas de adrenalina, camaradagem e desafios épicos sobre duas rodas”, refere a organização.
Designada de “La Résistance”, esta prova, onde participaram 80 pilotos, distribuídos por 22 equipas, pretendeu homenagear “a resistência e paixão pelas motos das décadas de 80 e 90. Máquinas icónicas demonstraram que a passagem do tempo não diminui a sua robustez, continuando a ser figuras notáveis no cenário das corridas”, lê-se no comunicado.

Enquanto os pilotos batalhavam na pista, desafiando constantemente as suas capacidades, o paddock vibrava com animação, convívio e movimento contagiante.
O público continuava a afluir, espalhando-se pelo recinto do Kartódromo de Baltar. Um concerto envolvente dos “Meraki Band,” realizado em cima de um camião, sobrepujava a música ao som dos motores. Também os bares estiveram a funcionar, relata a nota.

Na última hora da prova, a equipa Crocachaços mantinha-se firme na liderança, desfrutando de uma vantagem confortável sobre as equipas que a perseguiam.

Antes da cerimónia de entrega de prémios, Luís Magalhães, o responsável máximo do Dusty Track, citado também na nota de imprensa, expressou a sua satisfação: “correu bem para a primeira resistência que organizamos e também pela primeira vez no Kartódromo de Baltar. Tivemos uma adesão significativa, com 22 motos na partida e das quais 18 completaram a prova. Foi muito positivo, considerando as difíceis condições enfrentadas pelos pilotos ao longo das 8 horas”.

Subiu ao primeiro lugar do pódio a equipa “Crocachaços”, com 327 voltas, com os pilotos Álvaro Ferreira e Filipe Oliveira, numa Yamaha Dt Ac 125cc de 1988. Em segundo a “Garagem 111”, com 309 voltas, com os pilotos Telmo Martins, Fernando Nunes e Ricardo Machado, numa Suzuki ER 125cc de 1985, e a “AG81 TU”, com 283 voltas, com os pilotos Filipe Torre, Albano Santos, Ricardo Pontes e Maurício Santos, numa Suzuki TU 250cc de 1991.

Destaque especial para a equipa espanhola “Bone Tomahawk” vencedora do prémio “A Moto+Fixe,” pilotando uma Honda XR 250cc de 1996.
Refira-se que, o Dusty Track é reconhecido por criar eventos que reúnem entusiastas de motos em experiências inesquecíveis. Mais do que uma simples prova, La Résistance pretendeu ser “uma celebração do espírito audacioso e da união entre os apaixonados por motos”.
O Moto Clube de Rebordosa esteve responsável da logística do evento e dos comissários de pista.