A Câmara Municipal de Valongo participou à Polícia de Segurança Pública (PSP) “a prática dos crimes de usurpação de funções e de desobediência por parte da Parque VE e dos seus funcionários”, confirma a autarquia ao Verdadeiro Olhar.

O objectivo foi que a “PSP estivesse imediatamente legitimada a intervir, procedendo à identificação dos fiscais da Parque VE que estivessem a executar essas funções e, com isso, a praticar os referidos crimes”, sustenta a mesma fonte.

O município lembra que isto advém de a empresa concessionária do estacionamento à superfície no concelho, nas cidades de Valongo e Ermesinde, “não ter acatado a ordem de proibição de exercer qualquer actividade de fiscalização, que foi dada pelos despachos do vereador Paulo Esteves Ferreira, e como consequência da não equiparação dos funcionários da Parque VE a agentes de autoridade administrativa”.

A PSP, diz a Lusa, terá enviado o caso para o Ministério Público. À mesma entidade, a Parque Ve adiantou a possibilidade de avançar com uma providência contra a Câmara.

Recorde-se que a autarquia de Valongo resolveu avançar com o resgate das concessões e proibiu a empresa de continuar a fiscalizar o estacionamento pago à superfície por não ter funcionários equiparados a agentes da autoridade administrativa. Mas os funcionários da Parque Ve mantém-se no terreno e a população continua a falar de “caça à multa”.

Ainda esta semana, a empresa concessionária garantia que vai continuar a realizar as “acções de vigilância” que estão previstas no contrato de concessão e no regulamento municipal para as quais foi mandatada e que a proibição de “fiscalização” realizada pela Câmara de Valongo, no início de 2019, “é ilegal e inválida”.

A Câmara de Valongo diz que a concessionária “não pode continuar a fiscalizar” e que uma vez que “está proibida de exercer a fiscalização, os avisos de pagamento que emitir não são válidos”.

 

1 Comentário

  1. Isto é o que se chama VANDALISMO cometido por FORAS DA LEI!
    Então a CM Valongo toma uma decisão, comunica-a à empresa infractora, e esta continua impunemente a infringir a Lei?…
    Amanhã, e se calhar depois de amanhã, vou até ao centro (moro na zona de Susão) e vou estacionar em vários locais da cidade! E poderei fazer o mesmo em Ermesinde…
    Quero encontrar um desses falsos cobradores e deixá-los passar a “multa”…
    E mesmo diante dos seus narizes, rasgarei em pedacinhos a tal “multa”, que agora não passará de um documento sem valor legal.

    Faz muito bem a CM Valongo em chamar a PSP para identificar os infractores!
    Quem manda, afinal, em Valongo?
    O elenco camarário, com o seu Presidente a comandar, ou a tal “Parque VE”, que se deve julgar dona do mundo?…
    Essa empresa deverá ser rapidamente intimada a comparecer em Tribunal.
    E os malditos parquímetros devem ser imediatamente retirados, selados, levados para o lixo!

    Não tenha receio, senhor Dr. José Manuel Ribeiro.
    De certeza que os moradores do concelho de Valongo o ajudarão a vencer esta batalha contra essa empresa de chicos-espertos! Muitos de nós poderão mesmo servir de testemunhas e ajudar financeiramente o litígio.
    Mas não acredito que algum Tribunal retire a razão à decisão da Câmara!

    Espero por um “fiscal” amanhã de tarde…
    Logo que um deles se atreva a apontar a minha matrícula, chamarei a PSP!

Comments are closed.