A Câmara Municipal de Penafiel colocou Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) no Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel, nas Piscinas Municipais de Paço de Sousa e no Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, espaços frequentados por centenas de pessoas. O programa foi apresentado na terça-feira.

“Apesar de os DAE serem apenas obrigatórios em instalações desportivas com lotação superior a cinco mil pessoas, a Câmara Municipal de Penafiel entendeu aplicar, alargar e desenvolver o programa DAE nas instalações desportivas com maior registo de utilização diária e de maior diversidade de modalidades desportivas”, explica nota de imprensa.

“Com o programa DAE, o concelho de Penafiel tem agora, em três instalações desportivas, um equipamento vital, em situações de socorro, para os seus utentes. Este serviço pretende também sensibilizar e alertar a população para os cuidados a ter no que diz respeito à prática de actividade física. O nosso objectivo é continuar a alargar o DAE a outros equipamentos desportivos do concelho de Penafiel”, adiantou o presidente da Câmara, Antonino de Sousa.

Segundo o município, as três instalações desportivas têm ao dispor um total de 18 funcionários credenciados, como pessoal não médico, para desfibrilhar qualquer pessoa em situação de paragem cardiorrespiratória. “A experiência internacional demonstra que, em contexto extra-hospitalar, a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos por pessoal não médico, aumenta de forma significativa a probabilidade de sobrevivência das vítimas”, justifica nota de imprensa.