Auto-escada dos Bombeiros Voluntários de Penafiel ficou inoperacional no combate a um incêndio

Os vereadores do PS exigem que a Câmara Municipal de Penafiel compre uma autoescada para as corporações de bombeiros de Penafiel. É “inadmissível e demagógica a posição do presidente do município, que vem há meses adiando o problema”, referem em comunicado.

Lembrando que, há uns meses, apresentaram uma proposta para que a autarquia adquirisse este equipamento a expensas próprias, rejeitada pela maioria PSD/CDS-PP, que preferiu insistir com a tutela na revisão das regras de financiamento destas viaturas a fundos comunitários, os socialistas dizem que a recente notícia de que a autoescada não é elegível a este apoio lhes vem dar razão.

Por isso, agora exigem que a câmara compre este veículo, como “como dezenas de outras autarquias do país já o fizeram, pois o investimento justifica-se na plenitude”. “Uma câmara municipal, que gasta milhares de euros em realizações sem retorno, tem que gastar e afectar as verbas municipais para aquilo que é realmente prioritário, como é o caso da autoescada”, defendem.

Recorde-se que, durante a cerimónia de comemoração dos 135 anos dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, o presidente da Câmara Municipal informou que o aviso para as candidaturas a fundos comunitários na área da Protecção Civil não permite que a autoescada que os Bombeiros Voluntários de Penafiel pretendiam adquirir, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, possa ser candidatada. A autarquia já tinha prometido pagar os 15% da comparticipação nacional do veículo.