A Escola Secundária de Penafiel recebe esta tarde, a partir das 15h00, as Jornadas de Empreendedorismo, organizadas pelo departamento de Ciências Sociais e Humanas.

Vão participar 120 alunos, do 12º ano, dos cursos de Economia, Informática e Electro-Mecânica, avançou ao Verdadeiro Olhar, o docente Henrique Silva.

O objectivo destes encontros, que já contabilizam várias edições, pretendem “motivar os alunos para o mercado de trabalho”, mostrando-lhes “um conjunto de possibilidades e de motivações que eles podem agarrar”.

Na primeira parte do encontro, vai ser projectado um filme, sobre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, para lhes “dar a conhecer a região e todas as suas potencialidades”, frisou o professor. Vítor Mota, especialista em empreendedorismo também é um dos convidados da sessão.

Presente vai estar também o director do Centro de Emprego de Penafiel que vai “falar e mostrar as várias ofertas de trabalhos que existem na região”.

Mas melhor do que apresentar dados e possibilidade, é trazer à sessão “um caso prático de sucesso”. Por isso, a escola convidou António Rocha, de Penafiel, fundador da startup ‘Smartex.ai’, que venceu o concurso Pitch, da Web Summit, onde estavam 75 empresas a concurso.

A startup quer acabar com o desperdício na indústria têxtil, através de um sistema de câmaras, luzes e algoritmos que vigiam o processo de fabrico à procura de defeitos, com o objectivo de resolver os problemas da produção de lixo têxtil.

Ao trazer este caso de sucesso à discussão, Henrique Silva acredita que possa servir de “exemplo e motivação para os alunos”, porque “quando se quer e se acredita, consegue-se”, concluiu o docente.