Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de PenafielAtravés de uma análise aos dados oficiais do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) sobre o desemprego, podemos concluir que, nesta matéria, o concelho de Penafiel tem evoluído de uma forma muito favorável.

Ao longo dos últimos 3 anos (entre Dezembro de 2013 e Dezembro de 2016), o número de desempregados no concelho de Penafiel reduziu significativamente – atualmente há menos 2140 desempregados do que em 2013.

Apesar do grupo etário dos 35 aos 54 anos continuar a ser a franja da comunidade com mais desempregados, foi precisamente neste grupo etário que o desemprego, em Penafiel, mais baixou. Refira-se que, nos últimos 12 meses, Penafiel foi o concelho da região do Tâmega e Sousa em que o desemprego mais reduziu.

Em 2013, na sua tomada de posse, o atual Presidente da Câmara Municipal de Penafiel definiu como uma das prioridades para o mandato a aposta na competitividade territorial do concelho. Cerca de um ano depois, a Câmara Municipal de Penafiel implementou um Plano Municipal de Atração de Investimento, com o objetivo de captar novas empresas e negócios para Penafiel. Conforme disse, recentemente, Antonino de Sousa: “se alguém ficar um mês sem vir a Penafiel, quando volta encontra sempre uma nova loja, um novo negócio ou uma nova empresa.”
Esta circunstância demonstra a dinâmica económica e empresarial que se vive no nosso concelho. Os nossos empresários estão de parabéns por conseguirem obter resultados positivos e, consequentemente, contribuírem para a redução do desemprego no concelho.

Seguramente que a Câmara Municipal de Penafiel irá continuar a ser um agente pro-ativo e facilitador da instalação de novas empresas no território, do desenvolvimento de novos negócios e da criação de mais emprego em Penafiel.

É, certamente, isto que os Penafidelenses querem.