Na manhã do próximo sábado, 11 de novembro, a Rota do Românico celebra o Dia de São Martinho, com a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas dirigidas aos mais novos.

O cenário escolhido foi o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e incluem a visita orientada à exposição permanente daquele equipamento cultural, bem como a exploração da lenda e da presença de São Martinho nos monumentos da Rota do Românico.

Os participantes serão desafiados a construir um puzzle e uma capa alusivos ao tema, e, no final das atividades, terão direito a um merecido convívio, acompanhado de castanhas assadas.

As inscrições são gratuitas, e poderão ser efetuadas no sítio da internet da Rota do Românico, até dia 9, inclusive.

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios como Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.