O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Paredes vai assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contras as Mulheres com a realização de um colóquio que contará com a participação de profissionais que actuam no campo das violências de género e de vários tipos de discriminação.

“Tendo a RLIS e pelas responsabilidades que assume na dinamização do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do concelho de Paredes, necessidade de alargar a sua intervenção-reflexão junto de outras organizações e serviços mais especializados, nomeadamente em áreas temáticas ainda ‘resistentes’ como é a violência doméstica e de género e outras emergentes, como o trafico de seres humanos e a discriminação pela orientação sexual; sentiu-se a necessidade de reunir profissionais que actuam diariamente junto desta problemática, de forma a identificar realidades e estratégias de identificação, combate e de consciencialização da comunidade”, justifica nota de imprensa.

A iniciativa contará com a participação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; da APF Norte – Associação para o Planeamento da Família, e da Associação Plano i.

Decorrerá entre as 9h30 e as 12h30, no dia 22 de Novembro, no pólo da CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário em Gandra, Paredes.

Programa

9:00 – 9:30: Recepção dos participantes

9:30 – 10:00: Sessão de boas-vindas
Raquel Esteves, Directora da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, CESPU
José Carlos Cruz, Administrador da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU)
Beatriz Meireles, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Paredes
Manuela Vieira – Coordenadora do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – RLIS de Paredes/Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo
Moderadora: Professora Madalena Sofia Oliveira, IUCS-CESPU/FMUP

10:00 – 10:30: Tráfico de seres humanos: conhecer para agir
Marta Pereira, Associação para o Planeamento da Família – Norte (APF-Norte)

10:30 – 10:45: Lançamento do livro “Da infância à terceira idade: intervenção em contextos de violência e crime, um guia prático para estudantes e profissionais” de Madalena Sofia Oliveira e vários.
Apresentação por Lurdes Teixeira, CESPU-IINFACTS e CIES-IUL

10:45 – 11:00: Coffee-break

11:00 – 11:30: A APAV na intervenção com vítimas de violência
doméstica
Marlene Fonseca, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)

11:30 – 12:00: Intervenção com pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Intersexo (LGBTI): atendimento e acolhimento
Paula Allen, Associação Plano i

12:00 – 12:30: Considerações finais
Rosário Loureiro, Directora Adjunta do Centro Distrital do Porto, Instituto da Segurança Social