Os resíduos como papel, plástico ou vidro recolhidos durante quatro romarias e festas do concelho de Valongo vão ser, mais uma vez, convertidos em donativos para as associações humanitários de bombeiros de concelho, nomeadamente para os Bombeiros de Valongo e Ermesinde.

Trata-se de uma iniciativa inserida na estratégia de promoção da recolha selectiva da Lipor, empresa que gere os resíduos do município.

O projecto “Recolha Selectiva em Festas e Romarias” tem sido uma resposta efectiva da Lipor e dos municípios associados, em linha com a necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem, defende nota de imprensa.

“Em 2018, o projecto Festas & Romarias teve um lugar de destaque num grande número de festas e eventos na região. Assim, já no mês de Maio de 2019, o mesmo retomará a sua presença, em maior número, nas festas e romarias dos oito municípios associados da Lipor”, acrescenta a mesma fonte.

À semelhança de anos anteriores, no concelho de Valongo a campanha é realizada na Feira da Regueifa e do Biscoito e Mercado Oitocentista, de 29 de Maio a 2 de Junho; na romaria de Santa Rita, a 1 e 2 de Junho; no São João de Sobrado, de 21 a 23 de Junho; e na Expoval, a realizar em Setembro.

A iniciativa realiza-se em mais 24 festas e romarias de outros concelhos.