Queijos de Lousada novamente premiados

Menções honrosas para queijos de Penafiel e Valongo

0

O “Concurso Queijos de Portugal 2015”, iniciativa da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), voltou a premiar queijos da região. No total foram 20 os queijos eleitos como “Melhores Queijos de Portugal”, sendo ainda distinguidos mais 40 com menções honrosas.

Entre quase 200 queijos a concurso, o queijo Flamengo Trevo, da Lacticínios Halos foi considerado um dos Melhores de Portugal. O Trevo recebeu ainda uma menção honrosa na categoria “Vaca (Cura Normal).

Para a região vieram ainda mais duas menções honrosas. Na categoria “Vaca (Cura Prolongada) foi distinguido o Penafidelis – Queijaria da Aveleda, de Penafiel. Da mesma forma o Quinta das Arcas (Especial Cayenne), da Quinta das Arcas, Produtos Lácteos, de Valongo, recebeu uma menção honrosa na categoria Novos Sabores.

As distinções foram entregues no “Encontro com o Vinho e Sabores 2015”, no Centro de Congressos de Lisboa, no início desta semana.

O Concurso Queijos de Portugal foi criado em 2009 com o objectivo de estimular o desenvolvimento da indústria queijeira nacional, promover e divulgar o queijo português de qualidade (e a sua diversidade), reforçar a notoriedade e aumentar o reconhecimento do mesmo junto do consumidor, refere a organização.  O painel de jurados foi composto por representantes dos sectores queijeiro e gastronómico, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e distribuição, dos meios de comunicação social e, também, consumidores.