Graças a acordos de colaboração com o Ministério da Educação, a Câmara de Valongo conseguiu apoio de quatro milhões de euros para avançar com obras de requalificação na Escola Básica Vallis Longus e na Escola Secundária de Valongo.

Segundo a autarquia, a requalificação e modernização das instalações da Escola Básica Vallis Longus acontece em 2020 e 2021 e o investimento é de 2.352.941,18 euros. Já as obras de requalificação parcial e modernização da Escola Secundária de Valongo estão programadas para 2021 e 2022, com um apoio de dois milhões de euros.

“No caso da Escola Básica Vallis Longus, as obras são financiadas a 85% por fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional Regional NORTE 2020. O município de Valongo e o Ministério da Educação financiam cada um metade da contrapartida pública nacional de 15%”, explica nota de imprensa.

Além disso, enquanto “dono da obra”, a Câmara vai assegurar também os projectos, a fiscalização e a coordenação das duas empreitadas.

“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que estas obras tão necessárias se concretizem o mais rápido possível e para que se corrija finalmente uma injustiça que já se arrastava há demasiado tempo, pois Valongo foi o único concelho da Área Metropolitana do Porto, cujas escolas da responsabilidade do Governo nunca foram intervencionadas”, refere o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.

O autarca recorda ainda que teve de ser o município a assumir a empreitada de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde, que já está praticamente concluída.

Os projectos e as obras na Vallis Longus e na Secundária de Valongo serão também realizados em articulação com a comunidade escolar, designadamente com as direcções dos Agrupamentos e a Associações de Pais.

Publicidade