“Lousada Amiga do Ambiente” é um conjunto de medidas apresentadas pelo PSD em reunião de Câmara, na passada segunda-feira, com o objetivo de reduzir drasticamente o uso do plástico no concelho. As medidas são fruto dos estudos realizados em várias áreas ao longo dos últimos meses.

O ambiente tem ocupado a agenda de partidos políticos, associações e escolas, e ainda bem! O tempo escasseia e é urgente procurar medidas que possam contribuir para um concelho, um país e um Mundo sustentável. Ninguém pode colar-se fora deste desígnio, até porque não se trata de uma questão de altruísmo, mas de sobrevivência do próprio Homem.

É a soma de pequenos gestos diários que pode fazer a diferença. Aquele copo plástico que vai para o lixo, o cotonete aparentemente inofensivo, as embalagens atrativas que se usam apenas uma vez… Comodidades do mundo moderno que ameaçam o nosso futuro.

Por isso, não podemos adiar mais a mudança. É já tarde, aliás. Vamos todos lutar para termos um concelho “mais limpo, acolhedor, consciente da mudança de paradigma e sempre à frente”. Foram estas as palavras do vereador Simão Ribeiro que introduziram as medidas para reduzir o uso de plástico.

Copos reutilizáveis em todas as atividades organizadas pela autarquia, ações de sensibilização no comércio local, possibilidade de encher cantis de água nos locais públicos e associar o plogging ao programa de caminhadas da autarquia foram apenas algumas medidas propostas.

É este o caminho para um Mundo melhor em termos ambientais e seguramente o caminho do PSD enquanto oposição construtiva, atenta aos problemas do município e, sobretudo, empenhada em encontrar soluções para os resolver.