PSD Paços de Ferreira pede à Câmara que disponibilize testes Covid gratuitos aos atletas do concelho

Custo será incomportável para os clubes, defendem. Principal partido da oposição pede ainda que seja cumprida a promessa dos testes rápidos para comércio e restauração

0

O PSD Paços de Ferreira apela ao executivo socialista que lidera a Câmara que “disponibilize gratuitamente testes à Covid-19 para as Associações Desportivas do concelho que em breve terão as suas equipas a competir nos campeonatos federados”.

Em comunicado, o principal partido da oposição lembra que, segundo as regras impostas, os escalões de formação serão obrigados a apresentar um teste negativo por parte de todos os praticantes até 72 horas antes do início das competições”. “Trata-se de um custo insuportável para as nossas associações desportivas, mas os testes terão de ser efectuados para evitar que centenas de jovens fiquem impossibilitados de retomar a prática desportiva”, sustenta a comissão política social-democrata.

“Como todos sabemos, o Governo Central disponibilizou ao nosso município cerca de quatro milhões de euros, através das moratórias do Fundo de Apoio Municipal, para dar respostas às necessidades consideradas urgentes para o bem-estar da população. Ora esta é uma medida que se enquadra nas imediatas, sejam elas de âmbito social, desportivo, económico e cultural, constituindo uma obrigação para este executivo assumir a realização destes testes Covid-19 aos atletas do concelho”, argumenta ainda o PSD em comunicado, criticando “as escassas medidas de apoio de emergência apresentadas à população neste período de confinamento”. “A não ser que a verba disponibilizada pelo Governo Central tenha sido desviada para outras actividades de interesse dúbio para as necessidades da população. O que não acreditamos!”, acrescenta o documento.

No mesmo comunicado, o PSD Paços de Ferreira exige que “o executivo de maioria socialista cumpra com a sua palavra para com o comércio local e com a restauração”. “Lembramos que no mês de Outubro de 2020 foram prometidos testes rápidos para todos e, até ao momento, nada!”, salientam os social-democratas.

Contactada, a Câmara de Paços de Ferreira não quis prestar esclarecimentos.