Fotografia: Joalina Ferreira

A atleta penafidelense Joalina Ferreira foi  vice-campeã mundial de kickboxing, na variante de full contact, tendo conquistado uma medalha de bronze em Low Kick, competição que decorreu em Buenos Aires, na Argentina.

A selecção nacional fez-se representar por nove atletas.

Na página do facebook, a atleta penafidelense confessou esta emocionada e grata por mais este título e pelo contributo que deu à selecção nacional.

“Não sou muito boa com palavras, mas após uma semana intensa e cheia de emoções, gostaria de me poder expressar sobre a gratidão que sinto!! Representei a bandeira portuguesa nas modalidades de fullcontact e lowkick!! Trago uma medalha de prata e uma de bronze, mas têm sabor a ouro porque foram combates muito duros contra atletas muito experientes e com pesos superiores. Dei o meu melhor!!”, disse.

A atleta realçou, também, o apoio que teve do seu mestre César Agostinho Fernandes Moreira, pelos valores transmitidos nos treinos, pelo trabalho e por acreditado em si.

“Obrigado a toda a equipa da selecção que foi comigo à Argentina.Obrigado a todos os elementos da família Arena Matosinhos, especialmente ao treinador Duda Francisco Oak pela paciência e dedicação que tiveram comigo nos treinos e apoio que me deram”, frisou, deixando uma palavra de apreço à família e a todos que a apoiaram.

Refira-se que Joalina Ferreira sagrou-se recentemente campeã em boxe olímpico na categoria de 48 quilos, pela equipa Arena Matosinhos.

Segundo a Federação Portuguesa de kickboxing e Muaythai, no Low Kick existe a possibilidade dos atletas atacarem as pernas do adversário, usando a tíbia, sendo que todas as demais definições são idênticas às de Full Contact.

O equipamento a usar pelos alteras é uniforme, sendo que nas competições amadoras e profissionais os atletas masculinos usam calções (tronco nu) enquanto as atletas femininos usam topes e calções.