Foto: Verdadeiro Olhar

Paredes vai assinalar o Dia Internacional da Família, na próxima quarta-feira, a partir das 15h30, com a apresentação do “cartão família” para os mais carenciados.

Este projecto pretende “assegurar a igualdade de oportunidades e de direitos e de proteger todos aqueles que vivenciam situações de pobreza e exclusão social”, segundo refere a autarquia em comunicado.

O “cartão família” é gratuito, pessoal e intransmissível e permitirá o acesso a bens e serviços a preços mais reduzidos (vestuário, calçado, produtos alimentares, entre outros), mediante requerimento e análise da situação económica dos agregados familiares, de acordo com o Regulamento Municipal para a Atribuição de Apoios Sociais, por parte do pelouro de Acção Social da autarquia. Prevê-se ainda o alargamento a actividades culturais organizadas pelo município que passariam a ser gratuitas.

Os destinatários do projecto são, então, as famílias carenciadas residentes no concelho de Paredes há pelo menos seis meses, que se encontrem em situação de carência económica comprovada, apresentem um rendimento mensal per capita do respectivo agregado familiar igual ou inferior a 50% o valor do IAS, por cada elemento e não se encontrem a beneficiar de apoios de outras entidades para o mesmo fim.

Vários parceiros locais colabora com o projecto, comprometendo-se a conceder os produtos e serviços a preços mais vantajosos. As entidades protocoladas serão identificadas através de um dístico com a imagem alusiva ao projecto.