Foto: Fernanda Pinto/ Verdadeiro Olhar

“Já só faltam os doentes”, diz António Rocha, presidente da Olhar Atento, Instituição Particular de Solidariedade Social que construiu, em Gandra, Paredes, uma unidade de cuidados continuados de longa duração e manutenção.

O edifício está concluído desde o final de Agosto. Desde então está a decorrer o processo burocrático para permitir a sua abertura. A direcção da IPSS espera que seja em breve. Ao Verdadeiro Olhar a Administração Regional de Saúde do Norte confirma que isso acontece até ao final do ano.

Foto: Fernanda Pinto/ Verdadeiro Olhar

“A assinatura do acordo e a entrada em funcionamento da unidade em apreço está dependente da entrega de documentos, por parte da entidade ‘Olhar Atento’, sem os quais, não é possível ao Estado concluir a instrução do processo”, refere a ARS Norte. “Nesta data a região Norte já dispõe de 2.752 camas.  Com a entrada em funcionamento da Unidade ‘Olhar Atento’, da Unidade da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo e da Unidade da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, prevê-se, até ao final do ano, o aumento para 2.810 camas”, explica a mesma entidade.

Segundo António Rocha, os últimos documentos já foram entregues no final da semana passada. Falta a aprovação da ARS Norte. Queremos abrir o mais rapidamente possível. É uma resposta que faz muita falta. Não há camas de cuidados continuados no país. Está pronta, venham os doentes”, apela, acreditando que ficarão lotados mal abram.

1,5 milhões de euros de investimento

Publicidade

Esta unidade de cuidados continuados foi construída de raiz com financiamento obtido através do Programa Modelar II, da ARS Norte. Foi apoiada com 750 mil euros, mas o custo total da obra está orçado em 1,5 milhões de euros. Para arcar com o restante valor, a Olhar Atento fez eventos para angariação de fundos, pediu ajuda às empresas, recorreu à banca e contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Paredes que deu, inicialmente, 150 mil euros para os arranjos exteriores, e prometeu depois nova verba de 50 mil euros.

Trata-se de um edifício com rés-do-chão e dois pisos, na Avenida dos Desportos, com 13 quartos e 25 camas, que vão integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Conta ainda com gabinetes médicos e de enfermagem, salas de reuniões, áreas de serviços e de armazenamento de materiais clínicos, refeitório, espaço para cabeleireiro, podologia e fisioterapia, casas de banho e ginásio, entre outros. Para o funcionamento 24 horas conta com uma equipa de enfermeiros, médicos, auxiliares, fisioterapeutas e também administrativos que já está em funções há vários meses.

A ideia nasceu há vários anos, mas a candidatura ao Programa Modelar II foi concretizada em 2009. O protocolo para a concretização deste projecto foi assinado a 5 de Junho de 2010, com a Administração Regional de Saúde, juntamente com outras 72 instituições que viram as suas candidaturas aprovadas. A unidade de cuidados continuados Olhar Atento deveria estar acabada em 2012, mas foi só depois dessa data que foi, efectivamente, para o terreno. A primeira pedra seria lançada em 2013 e as obras foram avançando de acordo com as disponibilidades da instituição. O edifício está concluído desde o final de Agosto.