Ao todo, 12 associações do concelho de Paredes, ligadas ao teatro, vão receber apoio da Câmara Municipal para integrarem o projecto “Paredes no Palco” e/ou “Paredes no Palco Júnior”.

Os protocolos de parceria são assinados, este domingo, na Torre dos Alcoforados, em Lordelo. O apoio global é de 41.550 euros, adianta o município em nota de imprensa.

O objectivo do projecto passa por “promover, apoiar e incentivar os grupos de teatro das associações de Paredes”, sendo que este apoio se materializa “na disponibilização de recursos financeiros para a contratação de monitores/formadores, visando a progressão artística e a realização de espectáculos itinerantes”.

Nesta segunda edição (2023/2024) “será dinamizada a produção teatral nas diversas manifestações artísticas, desde a forma, ao reportório ou ao modo de apresentação, como o teatro comunitário, de rua, de marionetas, de formas animadas, teatro clássico, teatro contemporâneo, entre outras”, informa autarquia.

A mesma fonte refere ainda que a participação implica prémios de 250 e 250 euros (dependendo se se trata do Paredes no Palco ou da versão ‘Júnior’). Está prevista ainda a realização de um Festival de Teatro, Dança e Música.

As 12 associações que assinam este protocolo são: Expansivos de Lordelo; Teatro Amador de Cristelo: Grupo de Teatro de Cristelo e Grupo de Teatro Infantil de Cristelo; Centro Social de Cete: CêTeatro – Grupo Teatro Amador de Cete e CêTeatro – Grupo Teatro Amador de Cete Infantil; Associação Clube Jazz de Baltar: Grupo de Teatro do Clube de Jazz de Baltar e Grupo de Teatro do Clube de Jazz de Baltar Juvenil; Trupeça Grupo de Teatro de Rebordosa; Associação de Jovens Nova Esperança – Sobreira: Grupo de Teatro do Grupo de Jovens Nova Esperança e Grupo de Teatro Juvenil da Sobreira; Associação para o Desenvolvimento de Mouriz: Grupo de Teatro Girassol e Grupo de Teatro Infantil de Mouriz; Casa do Povo de Bitarães; Espaço Amigo – Associação Cultural, Recreativa e Social de Vandoma; Associação para o Desenvolvimento No Lugar de Bustelo-Recarei; Teatro Palco – Grupo de Teatro de Sobrosa e Grupo de Teatro Rebor’arte.