A partir de dia 5 de Novembro e até ao final do mês estará patente, no Arquivo Municipal de Paredes, a exposição “Paredes, uma imagem, uma história”. Trata-se de uma exposição fotográfica sobre o concelho que resulta da recolha de fotografias e objectos cedidos por munícipes.

Segundo Margarida Meireles, do Arquivo Municipal, o projecto “Paredes, uma imagem, uma história” consiste na recolha de documentos, quer escritos quer fotográficos, bem como de peças antigas. De referir que o material emprestado será digitalizado e os originais entregues aos seus respetivos donos, sendo que no que diz respeito às peças, podem ser fotografadas e a peça será devolvido. Caso esta seja doada destina-se posteriormente ao museu que vai ser criado. Segundo explicou a recolha começou já em 2011, que resultou já numa outra exposição, designada “Paredes através da história”, que se realizou em Julho de 2012. A recolha prosseguiu e vai agora resultar numa mostra fotográfica sobre a história do concelho, inserida nas comemorações dos 180 anos da criação do município de Paredes, a realizar nos dias 5 e 6 de Novembro do corrente ano. A exposição estará patente ao público até ao final de novembro.

Os paredenses podem continuar a colaborar e ceder fotografias, objectos, cartazes ou panfletos de monumentos, tradições, festas ou quaisquer outras temáticas de interesse histórico e cultural sobre o património do concelho de Paredes, devendo entregar os documentos para digitalização de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 no Arquivo Municipal de Paredes que funciona no edifício antigo da Câmara Municipal.