Hoje já houve mergulhos, braçadas e até hidroginástica nas piscinas exteriores do Complexo Municipal de Penafiel. A inauguração das obras de requalificação, num investimento de 300 mil euros da Câmara Municipal, aconteceu ao final da tarde.

“Este não é um equipamento desportivo, é sobretudo um espaço de entretenimento e lazer”, salientou Antonino de Sousa. Apesar do atraso das obras, as piscinas ainda abriram antes do fim da época balnear e, por isso, enquanto o tempo o permitir, estarão abertas e com entrada gratuita, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Espaço para lazer e entretenimento

Num espaço de 5000 metros quadrados, totalmente remodelado, existem agora duas piscinas – uma com 350 metros quadrados, para adultos, e outra com 75 metros, quadrados para os mais pequenos -, um espaço verde com 3600 metros quadrados e uma zona de serviços técnicos.

A obra, referiu o presidente da Câmara, exigiu um esforço significativo da autarquia em termos financeiros. Os cerca de 300 mil euros investidos saíram do orçamento municipal, sendo que a requalificação não contou com apoios comunitários.

A remodelação foi profunda, disse o autarca. “Estas piscinas não têm nada a ver com as que existiam aqui, de 1993, que tiveram que encerrar por falta de segurança”, lembrou.

Por outro lado, a nova piscina não é um equipamento desportivo, “é sobretudo um espaço de entretenimento e lazer”, frisou.

Com esta abertura, fica cumprido o compromisso da autarquia de abrir as piscinas ao público este Verão, disse ainda Antonino de Sousa. “A nossa expectativa era ter feito a abertura em meados de Julho mas a Primavera chuvosa complicou a realização dos trabalhos”, acrescentou.

Por isso, até ao final da época balnear, enquanto o tempo o permitir, as piscinas estarão abertas e a entrada será gratuita.