A Área Metropolitana do Porto (AMP) acaba de lançar quatro Roteiros Temáticos pelo Património, que propõem uma forma diferente de descobrir o território dos 17 municípios que a integram.

Segundo nota de imprensa, o objectivo é permitir partir à descoberta dos “Ofícios e Indústrias”, do “Barroco”, do “Património dos Caminhos de Santiago” e das “Artes e Arquitectura”.

“Organizados por etapas, os roteiros propõem um conjunto de viagens ao património cultural dos 17 municípios, onde, em cada lugar, monumento ou museu, o visitante pode conhecer e experienciar histórias, tradições seculares, saberes, artes e memórias das diversas comunidades”, explica a AMP. A mesma fonte refere que o lançamento destes roteiros temáticos vem no seguimento da criação do PIN, uma plataforma online que agrega informação sobre museus e monumentos classificados dos 17 municípios.

Paredes e Valongo fazem parte destes roteiros. Constam do roteiro “Os Ofícios e as Indústrias”, onde o visitante é convidado a conhecer as histórias, desvendar os segredos, reconhecer os protagonistas e experimentar as técnicas de alguns dos ofícios e das indústrias da AMP. Em Gondomar, Valongo e Paredes o guia retrata a abundância de recursos naturais no território e o trabalho árduo de homens, mulheres e até de crianças que, ao longo dos tempos, revolveram a terra à procura de minérios que sustentassem a família. Assim, a viagem proposta traça um fio condutor entre o Museu Mineiro de São Pedro da Cova, o Museu da Lousa e o Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas.

No âmbito do roteiro do Barroco, as pessoas são convidadas a conhecer a Igreja de São Cristóvão de Louredo e a Igreja de São Tomé de Bitarães que “mostram o barroco em todo o seu esplendor”.

“Artes e Arquitectura” é o tema do quarto roteiro desta série que a AMP dedica ao Património Cultural. Em Paredes, a sugestão é o Centro de Interpretação do Circuito Aberto de Arte Pública.