A Câmara Municipal de Paredes assinou, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Associação de Natação do Norte de Portugal, as escolas secundária de Paredes e a básica e secundária de Paredes, para a implementação do projeto “Natação Adaptada para Populações Especiais: aprender a nadar para incluir, formar para competir”.

O projeto, da FPN, tem como principal objetivo “desenvolver e fomentar a prática de natação adaptada, junto da comunidade escolar”, sendo que esta iniciativa vai contribuir “para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência no meio desportivo e na sociedade”, avança o município, em comunicado.

Recorde-se que a autarquia, em parceria com as escolas e instituições locais, criou o Grupo de Trabalho para a Inclusão que tem como finalidade “dar resposta às necessidades específicas das pessoas com deficiência ou incapacidade”, como forma de promover “a qualidade de vida e a inclusão”, através de actividades desportivas, culturais e sociais.

Assim, este protocolo vai permitir que os 15 alunos, que fazem parte deste grupo, adquiram competências para que possam competir a nível regional, nacional e internacional.

Alexandre Almeida, autarca de Paredes, aproveitou a cerimónia para dizer que o seu município “tem uma grande preocupação na área da inclusão social seja através do desporto ou da cultura”, justificando, assim, esta aposta.