Susana Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel

Ainda que seja uma semana depois, retomo o fim de semana de 2 e 3 de Julho, que foi memorável para a nossa cidade e para o nosso concelho.

A Noite Branca que enche de gente boa e bonita a cidade.

A cidade e as gentes que se vestem, ano após ano, de um branco alegre e bem disposto.

Uma noite marcante para Penafiel. Uma marca assumida de Penafiel para a região.

Parabéns à Câmara Municipal. Parabéns à ADISCREP.

Juntou-se ainda o Water Slide Summer ao sol tórrido desse fim de semana. A água fresca e o escorrega insuflável gigante veio mesmo a calhar.

O enquadramento não podia ser melhor, com o nosso Sameiro por trás e uma inclinação perfeita!

O escorrega que fez as delicias dos miúdos e dos graúdos e que atraiu a Penafiel centenas e centenas de pessoas. Mais uma vez, bem haja ao sr. Presidente da Câmara pela visão e pelo capacidade de trabalho!

Parabéns PENAFIEL!

Mas o nosso PORTUGAL também nos deu uma alegria enorme…

Trouxe-nos aquilo que nos pertencia, por direito e por mérito, em 2004.

Ninguém conseguiu ficar indiferente ao jogo desta final do Euro: Portugal-França.

Um jogo especial requer um momento especial. E assim foi.

Com a Clarinha, o Sérgio e mais três casais de amigos, fomos para uma praia fluvial aqui perto, apanhar um bocadinho de sol ao fim da tarde!

Dali não arredaríamos pé até ao fim do jogo.

Claro que a parte do “apanhar sol” foi um bocadinho difícil porque com as crianças Clara, Inês, Ana, Pedro e Hugo foi impossível haver sossego!

Velhos tempos em que me podia deitar tranquila ao sol…Esses já lá vão e agora os tempos são outros e são muito bons na mesma! Diferentes, mas bons!

Computador, extensão eletrica para ligar à corrente do café mais próximo, video projector de led, quadro branco, router e eis que estava a sala de cinema montada em pleno areal da praia!

Sim, foi lá mesmo que ficámos a assistir ao jogo, comendo uns belos petiscos que todos nós levamos. Tudo a preceito.

Até a vela de citronela levámos para afugentar os mosquitos e demais bicharocos que chegam com o pôr do sol, não fosse a Cris ser outra vez mordida. Digo-vos: a vela funciona mesmo!

Meus amigos, o jogo foi de nervos. A Clara dormiu o jogo todo e acordou só para o prolongamento. Perfeito!

Arrumaram com o nosso Cristiano Ronaldo. Mau!

Da arbitragem é melhor nem falar…Muito mau!

A angústia e o sentimento de injustiça cresciam minuto a minuto!

Estávamos a ver o jogo com um delay de imagem de cerca de 8 segundos. Ora, sempre que nas habitações lá perto ou no café gritavam por qualquer coisa, nós só víamos 8 segundos depois, o que nos causava uma aflição terrível…

Imaginem pois no golo…ouvíamos todos gritar golo, mas ali, no nosso écran de cinema improvisado, nada tinha ainda acontecido. Mas lá chegou a nossa vez!

Foi lindoooooooooo…gritámos, pulámos, abraçamo-nos e assustámos a Clara, claro! Mas logo logo se acalmou e viu que era festa! De imediato se associou a nós com rasgados sorrisos e as suas palminhas!

Sofremos ate ao fim! Os minutos não passavam…ficaram mais lentos de repente!

Eu pensava: bom, se não conseguirmos manter o resultado, pelo menos demos luta à França e até fomos os primeiros a marcar! Já serviria de consolo e para calar as vozes de alguns franceses que falaram demais antes do jogo!

Mas não, fomos grandes e aguentámos o resultado!!

Ganhámos! PORTUGAL é campeão da Europa! Iupi, iupi!!!

Que alegria tão grande!!! PARABÉNS PORTUGAL! Parabéns ao nosso querido José Fonte pelo excelente desempenho! Cá te espera a medalha de ouro de Penafiel, em boa hora proposta pelo nosso Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa! Parabéns a todos os jogadores e equipa técnica que nos trouxeram esta taça!