O primeiro-ministro, António Costa, está a anunciar ao país as medidas que vão vigorar no estado de emergência de 24 de Novembro a 8 de Dezembro.

A actualização do mapa de risco divide mais uma vez os concelhos de acordo com as taxas de incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes. Há 65 concelhos em risco moderado, 86 concelhos em risco elevado, 80 concelhos em risco muito elevado e 47 concelhos em situação de risco extremamente elevado, disse o governante. Os concelhos de risco “extremamente elevado” são os que têm mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, onde se incluem Paços de Ferreira, Lousada, Paredes, Penafiel e Valongo (como se pode ver no mapa divulgado).

Para todos os municípios com mais de 480 casos por 100 mil habitantes vai haver proibição de circulação de concelhos entre as 23h00 e as 5h00 nos dias da semana assim como a manutenção do recolher obrigatório aos fins-de-semana.

Fica proibida a circulação entre concelhos nos fins-de-semana dos feriados de 1 e 8 de Dezembro para todo o território nacional, entre as 23h00 de 27 Novembro e as 5h00 de 2 Dezembro e as 23h00 de 4 de Dezembro e as 5h00 de 9 de Dezembro.

Também nesses fins-de-semana, ficam suspensas as actividades lectivas a 30 de Novembro e 7 de Dezembro. Nesses dias, os trabalhadores da função pública terão tolerância de ponto e o primeiro-ministro apelou às empresas privadas que façam o mesmo, permitindo quatro dias de baixas deslocações.

Vai haver maior fiscalização ao cumprimento do teletrabalho obrigatório. António Costa anunciou ainda mais apoios à economia.

Conheça todas as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro previstas na resolução do conselho de ministros.

Conheça as regras concelho a concelho aqui.