Faleceu José Maria Coelho Moreira, antigo vereador, e a Câmara Municipal de Paços de Ferreira decretou um dia de luto municipal.

Eleito pelo PSD, José Maria Coelho Moreira exerceu funções de vereador na Câmara Municipal nos mandatos de 1977 – 1980 – 1983 – 1986 – 1988.

Também foi segundo secretário da Mesa da Assembleia Municipal nos anos de 1994 a 2001.

Nas redes sociais, o município apelida-o de “distinto conterrâneo” que “prestou relevante serviço à nossa comunidade”, tendo sido recentemente homenageado pela autarquia, no âmbito das comemorações do 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, onde foram distinguidos antigos vereadores e vogais da edilidade, após o 25 de abril de 1974.

Também Arreigada deliberou dois dias de luto na freguesia, por José Maria Coelho Moreira, justificando que “numa fase embrionária da democracia em Portugal, deu um contributo fundamental para o desenvolvimento do concelho, tornando-se num elemento de referência nas decisões tomadas e na transformação da nossa comunidade”.

“Um estudioso e conhecedor das matérias em que se envolvia, é sem dúvida digno de ser recordado, na nossa freguesia, pelo seu valoroso contributo”, conclui a Junta de Freguesia.

Também o PSD Paços de Ferreira lamentou, em comunicado o desaparecimento do antigo vereador.

Arménio Pereira, ex-presidente da autarquia, expressou a sua “enorme tristeza” por ver “partir um homem de causas, que serviu com dignidade e competência o nosso partido e a Câmara Municipal”.

Alexandre Costa, líder do PSD local e vereador, lembrou, na mesma nota, a importância de José Maria na defesa pela democracia no concelho depois do 25 de Abril.

“Foi um defensor das causas públicas e sempre demonstrou integridade, compromisso e uma dedicação incansável ao bem-estar dos cidadãos”, concluiu.