Uma festa onde o capão vai ser o protagonista, porque é a base do prato tradicional de Freamunde, em Paços de Ferreira, vai decorrer de 23 a 25 de Setembro com música, animação de rua, teatro, entre outras actividades que decorrem no Centro Urbano da freguesia, a promotora do evento, a par com as associações da cidade.

Esta festa gastronómica propõe fazer uma incursão ao mundo deste animal que é um frango castrado, de forma cuidadosa, e criado em liberdade, com uma alimentação à base de pastagens naturais, complementadas com cereais, nos quais o milho é dominante. E a bienal pretende mostrar todas tradições do mundo do capão.

Do programa constam uma largada de pombos, demonstração de ofícios, concentração de bicicletas pasteleiras e carros de outros tempos, assim como concertos com DJ´s convidados, uma praça de iguarias, entre outras iniciativas.

Na sexta-feira há teatro, actuação das concertinas, desfile de ranchos folclóricos e a ‘Hora do Capão’, pelo Grupo Teatral Freamundense.

No sábado, haverá uma marcha musical, pela Banda Musical de Freamunde, e um concerto de Aníbal Zola, pela mão da Orquestra Juvenil da Associação Musical local, Oficina de Pinturas Capão de Freamunde, quadras populares sobre o Capão e circo.

No último dia do evento, domingo, o mercado abre às 12h00 e a Praça das Iguarias às 14h30h. Jogos tradicionais, teatro, saltimbancos e concertos são outras das propostas da organização.

A entrada é gratuita e os visitantes vão ter ainda a oportunidade de provar e saborear o tradicional capão de Freamunde.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here