Sessão de esclarecimento sobre colocação de armadilhas na Junta de Freguesia de Eiriz

Mais de uma centena de armadilhas contra a vespa asiática, mais concretamente a designada de velutina, estão a ser colocadas no município de Paços de Ferreira.

O anúncio saiu de uma sessão de esclarecimento que ocorreu terça-feira, na Junta de Freguesia de Eiriz, e que contou com representantes do serviço de Proteção Civil local, autarcas e Associação de Apicultores do Cávado e Ave, APICAVE, entre outros.

Para além da apresentação da evolução da vespa velutina no concelho de Paços de Ferreira e do mapeamento da presença dos ninhos ao longo dos anos, foram também discutidos os locais estratégicos para a colocação destas armadilhas destinadas à captura das vespas fundadoras, reduzindo assim o surgimento de mais ninhos, explicou o município.

A Câmara Municipal anunciou que estão a ser instaladas mais de uma centena de armadilhas, sendo que 50% foram já ontem levantadas pelos apicultores presentes na sessão. As restantes vão ser entregues às Juntas de Freguesia.

Segundo o site do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, os principais efeitos da presença desta vespa manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar” na apicultura, “por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas”, e na segurança pública, dado que estas vespas, “não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros”.