Foto: Arquivo

A 10.ª edição do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) vai contar com uma dotação financeira superior, passando o apoio para 250 mil euros. Além disso, anunciou a Câmara Municipal, nascerá uma nova categoria, a “Verde”, para “promover a educação ambiental e o combate às alterações climáticas”.

As novidades serão apresentadas no sábado, pelas 18h00, no Auditório Dr. António Macedo, em Valongo, quando serão conhecidos os 20 projectos vencedores da 9.ª edição.

A autarquia avança que “além da nova categoria Verde, na próxima edição serão também introduzidos novos critérios de exigência de admissão dos projectos, de modo a aperfeiçoar cada vez mais esta ferramenta de democracia participativa, reforçando a transparência das decisões”. “Será também envolvida a academia, através da Universidade de Aveiro, com o objectivo de avaliar o impacto do OPJV na comunidade”, lê-se em nota enviada.

“O Município de Valongo é já uma referência nacional e internacional na implementação de orçamentos participativos. Mas queremos fazer cada vez mais e melhor”, sustenta o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado, salientando que o sucesso do OPJV se deve à “execução a 100% dos projectos vencedores”.

O OPJV foi lançado em 2014 e a adesão tem levado a aumentar, consecutivamente, a verba atribuída e o número de projectos apoiados. Começou por ser um projecto apoiado por 10 mil euros, nesse ano. Em 2021/22 serão apoiados 20 projectos com 200 mil euros, nas categorias Escolar, Extra-escolar e Gerações.

Esta iniciativa visa “envolver os jovens (dos seis aos 35 anos) e motivá-los a intervir de uma forma mais construtiva e participativa nos actos de decisão e implementação de iniciativas de interesse público”. Recorde-se que, nos últimos anos, este projecto também procura incentivar a leitura, já que só podem votar jovens residentes ou estudantes no concelho que estejam inscritos na rede de Bibliotecas Municipais de Valongo.