Adriano Ribeiro

Deixando para trás a Rua Central de Balselhas e entrando na Travessa da Coletinha, o ambiente que se espalha dali para cima até à Escola Primária de Balselhas, é um ambiente que convida a viver a quadra natalícia.

É nos largos do percurso, é em cima dos muros, é pendurados nos postes, é nas próprias casas, tudo ornamentado com ambiente de Natal, enfim, muito bonito.

Tal ambiente deve-se à comunidade Escolar que o organizou e com o empenho de todos, conseguiu (e consegue ainda) contagiar quantos por aquelas artérias circulam.

E desta forma metendo mãos à obra, aquela comunidade Escolar sob a Tutela do Agrupamento Escolas de Campo, soube dar sentido ao momento, por isso, parabéns.

Mas que grande contradição

A uns cerca de 300 metros ali ao lado, um Bairro de Habitação Social, o Bairro de Balselhas, visto na própria véspera de Natal:

Ambiente de desânimo nas pessoas, descrença em relação ao futuro porque se julgam abandonados por tudo de mau que lá vai acontecendo, sentimento partilhado pelos moradores da redondeza, porque prejudicados pelo abandono do Bairro à sua sorte.

E a culminar todo este panorama, a rua que circula em torno do Bairro, completamente abandonada e cheia de lixo, pela falta de passagem por lá, dos serviços de limpeza que agora pertencem à Junta de Freguesia, fruto dos acordos de execução assinados com a Câmara.

Se quisermos recordar que a Câmara disse publicamente que deu à Junta de Freguesia, dinheiro para limpar todas as ruas todos os dias (e a Junta não desmente a Câmara) e ao Bairro de Balselhas será que vai lá uma vez por ano?

Naquelas condições, que vontade de viver o Natal teriam tido aquelas pessoas?

Será que os serviços de apoio ao Pai Natal não têm um Mapa completo da Freguesia de Campo, para quando ele chegasse antes da Escola um bocadinho, virasse à direita e dar um saltinho ao Bairro de Habitação Social de Balselhas e dar ali uma ajudinha?

E não é preciso ir de vassoura na mão! Basta apenas ir dar uma pequena olhadela para com maior autoridade moral, poder enviar um postal à Câmara e à Junta, a fazer um apelo para que estas instituições cumpram com o seu dever e ponham fim àquela triste situação.

E poder-se à dizer: e a CDU ?que fez ou o que faz  para ajudar a resolver aquele problema?

No mínimo, fez aquilo que lhe competia: e assim, no passado dia 24 de Novembro, apresentou na Câmara a Recomendação que segue, embora sem resultados práticos até hoje.

Falta de limpeza no exterior do bairro de Balselhas

Numa visita da CDU realizada a semana passada ao Bairro Social de Balselhas, com a presença de um Deputado ao Parlamento Europeu, durante a visita, a Delegação da CDU pôde constatar a enorme falta de limpeza no exterior daquele empreendimento de Habitação Social.

Para pôr fim a tal situação, a CDU recomenda: que se aproveite a quadra natalícia que se avizinha, para como «prenda de Natal» se dar inicio a uma operação de limpeza no exterior daquele Bairro, mas que não se fique apenas pelo Natal e lhe seja dada a continuidade regular que aqueles moradores merecem e têm direito.