Os nossos estimados leitores já sabem que eu faço questão de utilizar este espaço tão nobre para falar sempre de coisas boas e positivas de Penafiel – a nossa terra.

Na verdade, temos sempre muitas e boas notícias para abordar e ainda bem que assim é.

Depois do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para o Municipio com Melhor Programação Cultural Autárquica 2016 e que, com muita pena minha, incomodou muito boa gente, Penafiel foi novamente escolhido como sendo a melhor cidade para viver, visitar e investir. Temos que estar orgulhos daquilo que Penafiel tem vindo a ser e a dar-nos ao longo dos últimos anos.

Na semana passada, vivemos mais um momento alto do turismo religioso – as Endoenças em Entre-os-Rios.

Foram muitas as pessoas que rumaram ao pequeno burgo para integrar e assistir ao maravilhoso encontro de Jesus com sua mãe. Um encontro que, transposto para os dias de hoje, reflecte muitas das dificuldades e os desafios que todos nós enfrentamos no nosso dia-a-dia, no nosso trabalho, na nossa família, enfim. É, por isso, um momento que atrai crentes e não crentes para aquele lugar iluminado por milhares e milhares de velas e que conferem àquele território um encanto e uma magia singulares.

Mas é precisamente nesse burgo e nos rios que ali se cruzam que já em Junho ocorrerá o campeonato da Europa e do mundo de Jetsky. Sim, é mesmo ali em Entre-os-Rios e será, sem dúvida, um dia que ficará na memória de quem lá vive. O Municipio tem trabalhado no sentido de atrair estes grandes eventos para Penafiel. Felizmente tem sido possível, graças ao trabalho que tem sido feito e pelo consequente reconhecimento que nos é atribuído pelo facto de sermos uma referência na região.

Aproveito para referir que já arrancou a segunda edição do festival de teatro Sentir Penafiel. A primeira peça contou com a atuação do Grupo de Teatro de Canelas “O Bando dos Pardais”, no Museu Municipal, e a próxima é já sábado, dia 22 de Abril, na sede do Rancho Folclórico de Duas Igrejas. Para quem aprecia teatro e quer passar um bom serão, em boa companhia, a rir e com muito boa disposição, já sabe onde pode ir.

De entre as boas notícias, destaco ainda o arranque das obras no Mosteiro de Paço de Sousa. Integrado na Rota do Românico e um ex-libris da nossa história, as obras há muito desejadas finalmente arrancam e estamos todos muito felizes por isso. Serão investidos cerca de meio milhão de euros.

Termino, convidando os nossos leitores a visitarem o Oceanário Vai e Vem que está em Penafiel de 19 a 24 de Abril, junto à Igreja da Misericórdia. No fim de semana, o acesso é gratuito e livre para o público, já que os demais dias são dedicados aos nossos alunos do concelho. Na impossibilidade de irem a Lisboa, ficam aqui com um cheirinho daquilo que lá podem encontrar, bem perto de todos.