O Museu Municipal de Penafiel vai integrar o Projecto Internacional de Mobilidade Jovem do ICOM (Conselho Internacional de Museus), através de um protocolo de colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que será assinado no dia 21, em São João da Madeira.

Segundo nota de imprensa da autarquia, este projecto terá a duração de 48 meses e integra oito países. Entre os três museus portugueses participantes estão o Museu Municipal de Penafiel, o Museu de Olaria (Barcelos) e o Museu da Chapelaria (S. João da Madeira).

“Inserido no Programa Horizonte 2020, o projecto EU-LAC-MUSEUMS, tem como objectivo promover as relações entre a Europa e a América Latina no domínio da museologia comunitária”, explica a Câmara Municipal de Penafiel. Com a temática “Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caribe”, o programa pretende criar um diálogo e cooperação sustentáveis entre as universidades, museus e comunidades de cada região, sendo que os grupos de trabalho vão estar focados nos desafios transversais da sociedade como: Tecnologia e Inovação para a Integração Bi-Regional; Educação em Museus para a Inclusão e Coesão Social; Investimento e Empreendedorismo para Museus Sustentáveis; Exposição “Migração e Género”. A aposta passa ainda pelo combate à exclusão social, explorando e potenciando a interação entre os objectos dos museus e os indivíduos dentro das comunidades.

Ainda segundo o município, haverá um programa de mobilidade dos jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, que decorrerá no Verão deste ano.