A Ordem dos Psicólogos atribuiu o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021” à Câmara de Penafiel, hoje, assinalando o Dia Internacional do Idoso.

Esta distinção acontece “em função das políticas municipais, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”, informa a autarquia em nota de imprensa.

“A atribuição deste selo é um orgulho, mas também uma enorme responsabilidade, refere o presidente da autarquia, Antonino de Sousa.

”A criação de Comunidades Pró-Envelhecimento, ou seja, comunidades centradas nas necessidades dos cidadãos nas diferentes fases do ciclo de vida e processo de envelhecimento, permitem rentabilizar e potenciar o valor pessoal e social dos cidadãos. De acordo com a Ordem dos Psicólogos, é fundamental que estas comunidades prevejam uma atuação ao nível da segurança, habitação e mobilidade; bem-estar e saúde; relações sociais e inclusão; cultura e educação ao longo da vida; participação cívica e emprego”, conclui o município.