Estão a decorrer, até 30 de Janeiro, as inscrições para a próxima edição da Mostra de Teatro Amador 2023, em Valongo.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Valongo que pretende promover o teatro amador produzido pelas colectividades do concelho, “dando-lhes condições para um crescimento contínuo e sustentável e ajudando-os a projectar-se dentro e fora do Município”, estimulando esta tradição de teatro amador no concelho.

Entre os objectivos deste projecto estão promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-teatrais, valorizar e dar a conhecer, ao maior número possível de pessoas, o trabalho cultural dos grupos de teatro amador do concelho, incentivar o intercâmbio entre os vários grupos participantes, confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade das peças apresentadas e a escolha de repertórios, estimular o espírito crítico e criador dos participantes, fomentar a formação de novos públicos e incentivar a criação de grupos teatrais, descobrindo e revelando novos talentos, lê-se no regulamento.

O mesmo documento explica que a Mostra de Teatro Amador arranca no último fim de semana de Fevereiro, prolongando-se até Junho, dependendo do número de grupos participantes.

As estreias realizam-se às sextas ou sábados, às 21h30, na Sala das Artes do Fórum Cultural Vallis Longus.

Podem participar os grupos de teatro amador com sede no concelho, legalmente constituídos e com actividade regular dentro e fora do concelho de Valongo, não sendo permitida a participação de grupos de teatro escolar, nem de grupos de teatro infanto-juvenis. Os elencos devem ser, maioritariamente, constituídos por actores adultos, ressalva a Câmara.

A inscrição é gratuita e limitada a um máximo de 15 grupos. A autarquia apoia os grupos participantes até ao montante máximo de 1000 euros, por grupo. Os inscritos têm ainda acesso, ao longo do ano, a acções de formação nas vertentes artística, técnica e plástica.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here