De hoje até domingo, a Avenida do Senhor dos Aflitos, em Lousada, volta atrás no tempo. E não estranhe se vir pela rua bêbados, ladrões, soldados, cartomantes, malabaristas, cuspidores de fogo, bruxas ou alcoviteiras. Estas e outras personagens típicas da época estarão entre as inúmeras recriações da terceira edição do Mercado Histórico. Música, dança, teatro, comida e muito artesanato também não vão faltar.

A Câmara Municipal de Lousada espera que o certame seja visitado por milhares de pessoas.

Evento tem crescido de ano para ano

O Mercado Histórico tem vindo a crescer de edição para edição, garante o vereador da Cultura. “Este ano temos o dobro dos mercadores e artesãos inscritos e mais uma rua anexada ao espaço da feira. Acredito que vamos ter mais visitantes que no ano passado”, referiu Manuel Nunes. E na edição de 2015 foram já milhares os que visitaram este certame.

De ano para ano o número de colectividades e associações que se envolvem e participam na organização deste evento também é maior, disse o autarca. E é precisamente este envolvimento da comunidade que marca a identidade do Mercado Histórico.

Nesta edição são mais de 1500 os alunos que vão participar nas recriações históricas. Pôr os mais novos a conhecer as suas raízes é também objectivo do certame que procura dinamizar a economia local.

“Pelo êxito que tem tido esta é uma actividade que é para manter”, sustante Manuel Nunes. E todos os anos a autarquia procura ter novidades. Desta vez, há um carrossel mecânico movido a manivela que promete fazer as delícias dos mais novos.

Todos os dias haverá animação de rua, teatro, música, espectáculos com manipulação de fogo. Depois há as tabernas com petiscos típicos da região e da época.

Conheça o programa aqui.

Veja mais fotos na nossa página do Facebook.