A candidatura da CDU à Câmara Municipal de Lousada será liderada por Mateus Laranjeira, um jovem de 19 anos, estudante de Engenharia Electrotécnica que é responsável pela organização concelhia de Lousada do PCP.

Ao Verdadeiro Olhar, o candidato, que é natural de Esposende mas reside em Paredes, explica que a sua candidatura resulta de “uma discussão colectiva e um prolongado processo de auscultação dentro da organização” do partido.

Mateus Laranjeira garante estar a par dos problemas do concelho, até porque tem havido “um processo contínuo de auscultação junto das massas, dentro ou fora da organização do partido, que permite a qualquer um suficientemente interessado conhecer os problemas do concelho e os anseios da população”. “O que distingue os candidatos nesse parâmetro é a capacidade/interesse de os resolver. E posso dizer que, da nossa parte, tudo será feito no sentido de melhorar a qualidade de vida dos lousadenses”, sustenta.

Reservando para mais tarde, aquando da apresentação oficial da candidatura, a divulgação de propostas concretas, o jovem diz que “a ambição da CDU para estas autárquicas, como para todas as outras eleições, é a de ganhar a representatividade” que o povo de Lousada lhes quiser confiar. “Ganhar a Câmara é naturalmente um resultado espectacular, mas acreditamos que seria positivo para todos em Lousada a CDU voltar a ter representatividade na Assembleia Municipal ou ter, por exemplo, um lugar na vereação da Câmara”, defende. Até porque, acrescenta sem avaliar o trabalho deste executivo ou da oposição, “as dificuldades e anseios da população do município não têm a resposta que lhes é devida”. “Alguém não está a fazer devidamente o seu trabalho. Para uma mudança nesse aspecto estará sempre cá a CDU”, garante.

Na opinião de Mateus Laranjeira, é “urgentemente mudar a representatividade bilateral (PS/PSD-CDS) nos órgãos municipais”. “Acreditamos que se o povo de Lousada confiar na CDU para o representar pode ganhar mais desenvolvimento humano no seu concelho, a desagregação das freguesias (onde for essa a vontade da população), mais serviços públicos, uma melhor rede de transportes públicos”, dá como exemplo.

O jovem é membro da sub-direcção regional do Vale do Sousa e Baixo Tâmega do PCP, integra a Juventude Comunista Portuguesa (JCP) há quatro anos e é membro da direcção da organização do ensino superior do Porto da JCP.