O espectáculo Maresia, do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, subiu ao palco do Auditório da Fundação A LORD, no passado dia 21. Na assistência estiveram cerca de 200 pessoas.

O mar, intrinsecamente ligado ao povo português, desde os Descobrimentos, que marcam a identidade, à faina da pesca do bacalhau e da sardinha, elementos indissociáveis da cultura gastronómica tradicio­nal, são a inspiração deste espectáculo que espelha a vida das comunidades piscatórias. “O drama dos frequentes naufrágios, as condições de trabalho precárias, o importante papel das mu­lheres, a solidariedade sempre presente, bem como a religiosidade e a festa, surgem em ‘Maresia’ tratados de forma teatral, aliando a música e a dança tradicionais ao drama e comicidade dos diálogos que ilustram o espectáculo, sempre entremeado com a ‘Lenda do Mar e da Lua’, que percorre todas as cenas até ao final”, refere a sinopse.

O Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto é uma associação cultural académica apoiada pela Reitoria da Universidade do Porto. Foi fundado em 1982 por um grupo de estudantes e licenciados da Universidade do Porto com o objectivo de recolher, estudar e divulgar a etnografia e o fol­clore portugueses.