Lousada está a assinalar este ano o centenário do nascimento do poeta Álvaro Feijó. São várias as acções previstas para os próximos meses, onde se destacam conferências, exposições, apresentações de livros, projecções de filmes, concursos literários e visitas guiadas à Casa de Vilar, residência do poeta.

No passado dia 10, a Biblioteca Municipal de Lousada foi palco da abertura destas comemorações, contando com a presença de Manuel Alegre, que está a assinalar os 50 anos do lançamento da obra “Praça da Canção”.

Praça da Canção foi construída na Casa de Vilar

Na sua intervenção, Manuel Alegre destacou “a emoção em participar nesta actividade da Câmara Municipal de Lousada”. “Assinalam-se os 100 anos do nascimento de Álvaro Feijó e 50 anos da Praça da Canção, que foi construída na Casa de Vilar, residência da família Feijó”, realçou.

Ainda de acordo com o poeta, que viveu na Casa de Vilar antes de partir para o exílio, “existe uma ligação da Praça da Canção a esta casa por onde passaram muitos resistentes”. “Apesar de eu ter escrito muitos livros, a obra de poesia em questão foi a que teve mais impacto, mesmo tendo sido apreendida, copiada à mão, ter andado de mão em mão, cantada, ou seja ter contribuído para o despertar de muita gente”, referiu.

Este livro teve consequências políticas e culturais pela novidade poética, tendo surgido na época da Ditadura, mas continua a circular na actualidade.

Já o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, lembrou que “Álvaro Feijó viveu parte da sua vida em Lousada, na Casa de Vilar, e sendo um poeta tão conceituado, a autarquia entendeu que faria todo o sentido prestar-lhe esta homenagem que vai contar com actividades ao longo do ano”. O autarca teve ainda a oportunidade de referir que “a Câmara Municipal vai aceitar o desafio de re-editar a obra de Álvaro Feijó, estando disposta a fazer essa homenagem a uma figura ímpar da literatura nacional que deixou uma obra notável que engrandece os lousadenses”.

Biografia apresentada em Dezembro

São várias as acções previstas nestas comemorações. Durante todo o mês vai estar patente, na Biblioteca Municipal, uma mostra bibliográfica multimédia cujo tema é a obra do poeta neorrealista lousadense de forte pendor humanista.

Fazem parte do programa, entre outras acções, a visita aos lugares do poeta – em Viana do Castelo, e à Casa da Escrita, em Coimbra, a 15 de Junho. No dia 17 do mesmo mês a tertúlia com António Feijó, vice-Reitor da Universidade Clássica de Lisboa, e António Ribeiro, da editora EVARAMONS e intérprete da União Europeia. Em Julho, realiza-se um peddy paper, na Mata de Vilar, e no dia 3 de Setembro tem lugar uma visita à Casa de Vilar, com animação, do Coro Feminino do Conservatório Vale do Sousa. Em Outubro, dias 28 e 29, o poeta lousadense vai ser evocado nas Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada. Por fim, em Dezembro, vai ser apresentada a biografia de Álvaro Feijó.