Foto: PSP

Mais de 250 pessoas foram detidas nas últimas 72 horas, a maioria por crimes rodoviários. Os dados são avançados pela PSP, no âmbito da Operação Festas em Segurança.

Das detenções efetuadas, destacam-se 118 crimes rodoviários, sendo que 69 foram por condução sob o efeito do álcool e 49 por falta de habilitação legal para conduzir.

Foram também detidos 36 suspeitos por tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas mais de 3500 doses, tendo ainda sido realizadas 26 detenções por “crimes contra a propriedade”, nomeadamente burlas, furtos e roubos, diz ainda a PSP.

Segundo os dados, foram também apreendidas “seis armas de fogo e 11 armas brancas, quer como medida cautelar, quer no seguimento das cinco detenções efetuadas por posse de armas proibidas”.

Np mesmo período a PSP fiscalizou em todo o país, 6674 condutores e controlou por radar mais de 24 mil viaturas.

No total foram registadas 1834 contraordenações, das quais a PSP realça 304 por excesso de velocidade, 65 por condução sob o efeito do álcool, 173 por falta de inspeção periódica obrigatória, 49 por falta de seguro de responsabilidade civil e 30 por uso do telemóvel durante a condução.

Quanto à sinistralidade, há registo de cerca de 400 acidentes, dos quais resultaram mais de uma centena de feridos ligeiros e dois feridos graves.

A PSP apela a todos os condutores que conduzam em segurança, adaptando a sua condução às condições atmosféricas e ao estado do piso, pedindo ainda moderação de velocidade e evitar o uso de telemóvel.

Relativamente às festividades, esta autoridade reforça que, a matéria de armas e explosivos “é uma competência exclusiva da PSP”, o que inclui a venda de artigos de pirotecnia que só é permitida em estabelecimentos licenciados, não sendo permitida a sua venda online.