O município de Lousada recebeu os primeiros ensaios com músicos, cantores, actores e encenadores do projecto europeu ‘Bravo Bravíssimo’. Esta iniciativa pretende reviver o legado da ópera de Rossini, conjugando-o com formas modernas de arte, como teatro, música, design, culinária, de forma a promover o património cultural como fonte de inspiração para a cocriação e inovação artísticas.

No dia 8 de Março realizou-se uma masterclass, no Conservatório do Vale do Sousa (CVS) e que contou com a presença de vários alunos. O grupo ensaiou ainda na Escola EBS de Nogueira, uma performance a que os alunos tiveram oportunidade de assistir.

Os trabalhos desenvolveram-se também na Biblioteca Municipal, que culminou com um ensaio aberto ao público.

Estão envolvidas 23 pessoas, entre músicos e actores. Joana Monteiro, ao violino, Tatiana Leal, à viola d’arco, Sebastião Silva, no contrabaixo, e Joana Ferreira, com flauta transversal, são os músicos de Lousada a que se juntou a cantora lírica, Inês Pinto, numa estreita colaboração com o CVS.

Este projecto, que se apresentará no dia 4 de Outubro em Itália, insere-se no programa Europa Criativa, tem como parceiros a Società Musicale Orchestra e Coro San Marco, que é a entidade coordenadora, o Theatre Aeroplio Topos Allou, da Grécia, e o Public Institution Cultural Center Nokola Djurkovic, de Montenegro, e o município de Lousada.

O ‘Bravo Bravíssimo’ beneficia jovens artistas emergentes, proporcionando-lhes uma oportunidade única de começo profissional e comunidades locais, com especial ênfase no envolvimento activo de crianças e jovens.

Workshops e atividades de interação com o público serão organizados nos quatro países para inspirar e familiarizar as pessoas com diferentes formas de arte e para reforçar um sentimento geral de pertença a um espaço europeu comum, através da vida e do património artístico de Rossini.

O projeto Europeu Bravo Bravíssimo é cofinanciado pelo Creative Europe Programme, da União Europeia.