Duas alunas e uma professora, acompanhas pelo cineasta Abi Feijó, estiveram presentes no Festival e oficina de Cinema de Animação, que decorreu em Pyrgos, na Grécia.

A curta-metragem “A Ilha Desconhecida”, realizada no ano letivo 2021-2022, pelos alunos da Escola EBS de Lousada Norte, com base no conto da autoria do escritor José Saramago, foi selecionada para este Festival de Cinema infantil e juvenil e as alunas Mariana Guimarães e Luana Ribeiro do 10ºA CT/LH, tiveram a oportunidade de participar neste Encontro Europeu para a Criação Audiovisual de Jovens, um “evento de prestígio internacional”, destaca a autarquia de Lousada que assumiu todas as despesas de deslocação.

O propósito final da oficina foi a criação de curtas-metragens através das quais os jovens expressaram os seus pensamentos e opiniões sobre a sociedade e o mundo.

Para Filomena Martins, professora de Educação Visual, esta viagem permitiu às alunas terem uma “experiência única de aprendizagem e de interação ao vivenciar momentos inesquecíveis de partilha, troca de ideias e saberes, de criação e colaboração entre jovens e educadores de toda a Europa e, mais concretamente, da Grécia”.