A União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, pelo terceiro ano consecutivo, realizou no passado fim-de-semana mais uma Festa do Rio, em Pias, onde ainda existem três moinhos a funcionar.

A primeira parte do evento foi dedicada à limpeza das margens do rio e dos espaços envolventes pelas mãos de voluntários, membros do executivo e trabalhadores da junta. Alguns locais estavam carregados de plásticos, pneus, restos de carros, cabos eléctricos, entre outros, como refere uma nota da junta.

A noite foi da responsabilidade da associação “Os Pienses”, que organizou um jantar, montou um bar e assim angariou fundos para as suas actividades. Terminou com uma sessão de fogo de artifício e um mergulho nas águas do rio, já pela madrugada.

Publicidade

Já no domingo, mais de 200 pessoas reuniram-se num almoço em estilo pic-nic nas margens do rio. De tarde, foi a vez de experimentar as canoas e os barquinhos alugados pela junta e disponíveis gratuitamente, acompanhando com cantares ao desafio, música e o porco no espeto.

Já era bem tarde e o caldo verde, servido pelos Pienses, esgotou, mas a festa continuou “até às tantas”, com cantigas e grupos improvisados.

A Festa do Rio é uma iniciativa da Junta que “surge de uma forte preocupação ambiental e de valorização do grande potencial que é o Rio Sousa”. “Aproximar as pessoas de novo ao Rio começa a ser uma realidade que ano após ano vai aumentando”, refere ainda a nota.

Para o ano, a organização espera poder alargar a área da festa e juntar um programa mais diversificado.