Foto: Verdadeiro Olhar

Os municípios de Lousada e Felgueiras solicitaram às operadoras de televisão por cabo e a outras entidades ligadas ao sector para que alguns dos canais infantis passem a disponibilizar os seus conteúdos em sinal aberto.

Na carta aberta, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, e o congénere de Felgueiras, Nuno Fonseca, salientam  que o pedido tem como objectivo manter as crianças e jovens nas suas residências, que em virtude do Covid-19, das medidas preventivas implementadas pela Direcção-Geral de Saúde contingência, o encerramento dos estacionamentos de ensino, viram as suas rotinas diárias serem afectadas.

Na mesma missiva, os dois chefes do executivo recordam que muitas destas crianças e jovens não têm acesso ao sistema de distribuição de conteúdos de televisão por assinatura, o que contribui para acentuar ainda mais o seu isolamento social.

“Considerando a importância de um entretenimento educativo, com programações adequadas e diversificadas, os presidentes das câmara de Lousada e Felgueiras, municípios com elevada taxa de população infanto-juvenil apelam a V. Exas. Que accionem os mecanismos necessários a fim de que alguns (pelo menos) dos anais infantis, de entretenimento e lazer passem a ser emitidos em sinal aberto , garantindo, assim, as operadores um serviço público solidário neste período particularmente difícil do nosso país”, lê-se na carta aberta.